domingo, 27 de julho de 2014

MOVIMENTOS DE HOJE

Viva as Mulheres Negras! Viva a luta anti-racista!

E-mailImprimirPDF
Mulher Negra
A União Brasileira de Mulheres divulgou nota por ocasião do 25 de Julho, Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. O feminismo emancipacionista tem como esteio teórico o entrelaçamento da questão racial à questão de classe e de gênero, por isso, fortalecer a luta da mulher negra é uma das diretrizes do 9º Congresso Nacional da entidade. Leia a íntegra da nota.
A União Brasileira de Mulheres – UBM homenageia a todas as mulheres negras, pelo 25 de julho, Dia da Mulher Negra
Marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe, o dia 25 de julho é reconhecido como Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
No Brasil, a Presidenta Dilma o instituiu também como homenagem à vida e luta de Tereza de Benguela, liderança maior do Quilombo Quaritetê, no Mato Grosso do Sul, que resistiu à escravidão e lutou pela liberdade por mais de duas décadas, no séc. XVIII.
Ao homenageá-la, rendemos honras às grandes lutadoras e pensadoras do feminismo, que têm como principal característica a resiliência e a coragem de lutar por igualdade, respeito, liberdade, autonomia, emancipação e afetividade, como Lélia Gonzáles, Carolina de Jesus, Mãe Menininha do Gantois, Maria Firmina, Teresa Santos e todas as outras 50 milhões de mulheres negras desta nação.
As mulheres negras são maioria absoluta e relativa na população feminina e, segundo dados do IPEA, representam um quarto da população brasileira.
Contudo, se pensarmos em ocupação de espaços de poder, podemos observar que apenas a Senadora Benedita da Silva foi governadora neste país. Nem mesmo na região norte, onde somam 74,7% da população feminina, ou no nordeste, onde são 69,9% uma mulher negra ocupou o principal cargo político do governo. Em 126 anos de República, apenas uma mulher negra ocupou uma cadeira Senado Federal.
Os mesmos dados demonstram que ainda são as mulheres negras as mais afetadas pelas desigualdades sociais e de renda: sustentam sozinhas 51,1% das famílias chefiadas por mulheres; recebem apenas 51% da remuneração recebida pelas brancas e a renda familiar em 69% dos casos é inferior ao salário mínimo.
A luta das mulheres negras por igualdade e contra toda a opressão também é a luta da União Brasileira de Mulheres!
Viva as Mulheres Negras! Viva a luta anti-racista!
União Brasileira de Mulheres

Fonte: http://www.ubmulheres.org.br/component/content/article/14-mocoes/922-viva-as-mulheres-negras-viva-a-luta-anti-racista.html

Projetos desenvolvidos pela UBM

Projeto “Combate a discriminação e exclusão da mulher negra no acesso ao atendimento a saúde”

E-mailImprimirPDF
As especificidades da luta da mulher negra são encontradas no projeto da UBM “Combate a discriminação e exclusão da mulher negra no acesso ao  atendimento a saúde”. O objetivo é contribuir para a humanização do atendimento a saúde, estimulando o enfrentamento das discriminações contra as mulheres negras. Também se propõe a incentivar o controle social de Política Nacional de Saúde Integrada da População Negra, no processo de formação e educação das mulheres negras usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), num esforço para superar os fatores que determinam as expressões de maior vulnerabilidade da população negra como, por exemplo, a anemia falciforme.

Projeto “Rede Cultural da Mulher”

E-mailImprimirPDF
A UBM trabalha em rede para reforçar identidades e promover a construção de cidadania. Em parceria com o Ministério da Cultura, implantou a “Rede Cultural da Mulher”, projeto que envolve quatro Pontos de Cultura nas cidades de Ribeirão Pires/SP, João Pessoa/PB, Goiânia/GO e Niterói/RJ. A implementação destes pontos de cultura representa uma contribuição significativa para a minimização das diferenças entre homens e mulheres.

Projeto “Fortalecimento e Controle Social dos Direitos da Gestante a um Parto Seguro”

E-mailImprimirPDF
No Brasil, apesar da implementação do Pacto pela Redução da Mortalidade Materna, do Ministério da Saúde, o país ainda convive com alto índice de mortes maternas. O projeto da UBM “Fortalecimento e Controle Social dos Direitos da Gestante a um Parto Seguro” visa contribuir para a redução de mortes maternas evitáveis, divulgando juntos às mulheres gestantes e profissionais da saúde a LEI 11.634/2007. 

Projeto “Mulher Mais Política, Mais Poder”

E-mailImprimirPDF
Apesar dos avanços e conquistas legais, as mulheres continuam enfrentando, em sua vida cotidiana, desafios tais como: discriminação no mercado de trabalho, desigualdade de oportunidades, dificuldades para se capacitar profissionalmente, exercício da dupla jornada de trabalho, pouca presença em posições de poder e de decisão, sobretudo, nas esferas do poder político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário